quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Passaporte e vistos americanos

Começamos com uma boa notícia, para viajar para o México não é mais necessário nenhum visto, apenas um passaporte com validade superior a 6 meses. Já para os Estados Unidos ainda precisamos do bendito visto americano...

Tirar o visto americano não é tão complicado como muita gente pensa. Basicamente é preciso: tirar o passaporte, preencher o formulário na internet, agendar a entrevista e a coleta de dados. Há consulados no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e São Paulo. Muitas pessoas acreditando ser  uma coisa muito difícil, preferem pagar agências para que façam esse serviço, porém na nossa opinião é um gasto desnecessário.

1ª Etapa: Passaporte

Para quem ainda não tem o passaporte brasileiro é necessário entrar no site da Polícia Federal, pagar uma taxa e agendar o atendimento. Nessa página da polícia federal são descritos todos os passos necessários para requerer o passaporte.

Para quem já tem passaporte não esqueça de olhar a data de validade do seu. Se o seu passaporte tem data de validade menor que 6 meses (exigência mexicana), é necessário requerer um novo passaporte. O procedimento é idêntico ao requerimento do primeiro passaporte, ou seja, não existe uma opção de fazer renovação.

E se o seu passaporte que está prestes a vencer (ou já vencido) contiver um visto americano vigente, guarde-o. Quando for ao posto da Polícia Federal fazer um novo passaporte, você terá que levar o antigo. Quando for viajar, leve os dois passaportes: o vencido (com visto americano válido) e o atual (sem o visto americano). Você terá que mostrar os dois no aeroporto. Nessa página da Embaixada Americana encontra-se mais informações sobre a validade do visto.

2ª etapa: Formulário DS-160

Para iniciar a solicitação do visto americano, a primeira coisa é preencher o formulário online DS-160. O formulário solicita algumas informações básicas e deve ser preenchido em inglês mas nada muito complicado (quem precisar pode usar um tradutor online para ajudar).

Dicas:
-Você pode salvar o formulário e prosseguir com o preenchimento em outro momento caso esteja faltando informações.
-Você terá que enviar uma foto sua atual. Eles fazem algumas exigências sobre como deve ser a foto, nas instruções eles mostram alguns exemplos para ajudar. Usamos uma foto tirada em casa mesmo.
-No propósito da viagem (Purpose of Trip to the U.S.) coloque "TEMP. BUSINESS PLEASURE VISITOR (B)" e no específico "TOURISM/PERSONAL TRAVEL (B2)".
-Em "U.S. Contact Information" colocamos o nome, endereço e contato de um hotel em Miami Beach. Na viagem acabamos reservando um outro hotel, mas não tivemos problema nenhum com isso.

3ª etapa: Pagar taxa e agendar a entrevista e coleta de dados

Para cada pessoa é cobrada uma taxa de $160. Essa taxa pode ser paga pelo próprio site utilizando um cartão de crédito internacional. Utilizamos essa opção e não tivemos problemas.

Após a aprovação do pagamento você pode agendar sua entrevista e coleta de dados. No site é mostrado um calendário com as datas e horários disponíveis. Agendamos a nossa para Recife uns 15 dias antes sem problemas. 

É necessário agendar dois dias. Nós agendamos para dois dias consecutivos. No primeiro você vai a um Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV) onde são coletados sua foto e impressões digitais. É tudo bem rápido e eficiente, demoramos no máximo 10 minutos. No segundo dia você vai ao consulado fazer a entrevista, lá tinha uma pequena fila e demorou um pouco mais, uma hora mais ou menos. Não leve bolsas ou eletrônicos, apenas o passaporte e a página de confirmação de preenchimento do formulário DS-160. Se você estiver em família podem entrar todos juntos, nós ainda éramos noivos e entramos juntos. Por precaução levamos o recibo do buffet da festa e da igreja mas não nos foi solicitado em nenhum momento.

A entrevista é a parte mais tensa. Sempre dá um nervosismo mas é só manter a calma e falar apenas a verdade. A nossa entrevistadora falava um portunhol mas dava pra entender bem. Foram perguntas simples como se já tinhamos ido antes ao EUA e quanto tempo tinha ficado e qual a profissão. Logo após as perguntas fomos informados pelo entrevistador que o visto foi aprovado. 

Pronto! Só aguardar o passaporte com o visto chegar no endereço informado no formulário. Perdemos apenas algumas horinhas e como estava em época junina, aproveitamos para conhecer um pouco do São João de Recife!

Aproveitando a praia de Boa viagem!!
Praia de Boa viagem
Recife Antigo

São João em Recife Antigo



2 comentários:

  1. Vcss eram noivos s fizeram a entrevista juntos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana,

      isso mesmo, éramos somente noivos na época e nos permitiram fazer a entrevista juntos. Levamos alguns documentos, como a reserva da data na igreja e o contrato da festa, mas nem nos foi pedida essa comprovação.

      Obrigado por acompanhar o blog!

      Excluir